GUIA COMPLETO DE COMPRA DE BARCO DE PASSEIO 2020

Lanchas usadas Brasília e Goiânia

GUIA COMPLETO DE COMPRA DE BARCO DE PASSEIO 2020

COMPRAR LANCHA: GUIA COMPLETO DE COMPRA DE BARCO DE PASSEIO 2020

Para a maioria das pessoas que estão pesquisando lanchas a venda, é fundamental ver o barco pessoalmente, visitar a loja e conhecer o vendedor que dará o auxílio necessário para a escolha perfeita. A Villa Náutica pode te ajudar neste processo e queremos prover informações cruciais a serem consideradas antes de escolher a sua embarcação, como preços e custos para manter a embarcação, os documentos e licenças necessárias para navegar, e modelos e tamanhos ideias para a sua família.

Para tornar o processo mais simples e livre de preocupações, é recomendado encontrar um revendedor com vasta experiência de mercado e com um estoque variado, para que você possa comparar diversos modelos de embarcações. Busque um revendedor que possua boas avaliações no Google e nas redes sociais, e também faça uma pesquisa em websites como o “reclame aqui”, e se possível converse com conhecidos que já possuem barcos de passeio. 

Há mais de 25 anos no mercado náutico, a Villa Náutica oferece um processo de compra transparente e facilitado, o qual ajuda o comprador a encontrar o barco perfeito para o seu estilo de vida e que satisfaça todas as suas expectativas. Nosso objetivo é oferecer atendimento personalizado, de maneira a entender as expectativas e esclarecer as dúvidas de nossos clientes,  para assim poder garantir a escolha pela embarcação certa . 

Antes de mergulharmos nos detalhes, como média de preços, tamanhos de embarcações, manutenção, documentação e revenda, sugerimos alguns passos a serem considerados antes de comprar seu barco:

  1. Escolha o tipo de barco que irá suprir as suas necessidades. Por exemplo, você busca um barco para pesca, mergulho ou passeio?
  2. Considere o número de pessoas que você pretende ter a bordo. Pense se o barco possuir cabine e banheiro é necessário, se pretende pernoitar, pois estas informações te ajudarão a decidir no tamanho ideal do seu barco.
  3. Pense na distância média que pretende navegar e onde , pois barcos menores (até 24 pés) não devem navegar em mar aberto, somente em águas abrigadas, como lagos, baías, rios e canais. Enquanto barcos maiores permitem a navegação costeira ou em mar aberto, dependendo do tamanho.
  4. Qual o valor médio que pretende investir? Não esqueça de considerar os impostos, documentos de licença, carteira de habilitação necessária para o seu tipo de barco.
  5. Pesquise sobre as formas de financiamento, afinal muitas empresas oferecem diferentes oportunidades de financiamento, na Villa Náutica oferecemos financiamento via banco ou pagamento com cartões de crédito.
  6. Considere barcos novos e usados. Existem diversos barcos usados a venda, os quais estão em perfeito estado e possuem pouco tempo de uso.
  7. Você tem conhecimento dos custos de manutenção, armazenamento e seguro do barco? 
  8. Realize um teste no mar e um levantamento do motor (caso seja usado).
  9. Feche o acordo – descubra mais sobre registro de barcos, seguros e impostos.

Antes de fazer sua escolha, outra dica é pesquisar online, visitar lojas físicas e também se informar sobre as feiras náuticas que acontecem na sua cidade ou estado. Estas exposições são uma ótimas forma de comparar diversos modelos e marcas. 

Barcos a venda: Qual tipo de lancha escolher?

Existem centenas de modelos de lanchas, tamanhos, marcas e tipos de embarcações a venda atualmente. Porém nós queremos facilitar o processo de decisão em qual barco se encaixa no seu estilo de vida, no tamanho da sua família ou grupo de amigos, e claro, no propósito do uso. Algumas pessoas buscam conforto e pescaria, enquanto outras buscam diversão e velocidade, por exemplo.

Lancha de cabine aberta: são embarcações menores, as quais variam entre 16 a 28 pés e não possuem uma cabine fechada, ou seja, você poderá aproveitar o vento e o sol, porém na maioria dos casos elas vem com a capota toldo, a qual pode ser usada em situações de clima adverso ou para evitar o sol direto, assim como, algumas também têm banheiro e uma pequena cabine. Este tipo de lancha é recomendada para águas abrigadas, como lagos e baías. 

Lancha de cabine fechada: barcos com um tamanho maior, geralmente entre 26 a 40 pés, as quais são conhecidas pelo conforto e espaço amplo, onde sofás, mesas e cadeiras são instalados. Além disso, a parte interna também é mais ampla, contando com banheiro, quartos e cozinha em alguns casos. 

Jet Boat: são lanchas menores e de cabine aberta, e ao invés de utilizarem motores como as lanchas comuns, este tipo funciona através de um sistema de propulsão de água, através de um jato de água atrás do barco, o qual puxa a água através de uma bomba. Podendo ser usados em águas mais rasas e por serem mais velozes estes barcos são usados para esportes como wakeboarding e manobras na água. 

Pontoon: é um barco de alumínio, o qual recebeu este nome pois pontoon significa flutuador em inglês. O formato é retangular e os flutuadores de alumínio na parte de baixo são responsáveis por sustentar o barco na água. Contando com diversos lugares para sentar e mesas, e em alguns casos mais de um andar. Sendo perfeito para navegar em águas calmas e para receber grupos grandes de amigos e familiares a bordo. 

Barcos de pesca: os barco destinados a pesca podem ser de diversos tipos e lanchas comuns para passeio também podem servir para este propósito. Porém os modelos feitos exclusivamente para a pescaria contam com espaço para armazenamento de varas e materiais, assim como, suporte para as varas na parte exterior e muito mais. 

Iates: entre 40 e 100 pés, os iates são as lanchas mais luxuosas e com o maior espaço útil. Em alguns casos, com diversos ambientes, quartos, armários, cozinha, e claro, parte externa e interna capaz de suportar diversos tripulantes ao mesmo tempo. Sendo indicados para aqueles que buscam viajar longas distâncias em mar aberto, e buscam conforto para pernoitar na embarcação. Além disso, iates garantem menores impactos na água para os tripulantes.

Veleiros: este tipo de embarcação é movida através da(s) vela(s), ou seja, pedaços de tecido que são movidos pelo vento, e controladas pelo comandante de acordo com a direção onde deseja navegar. Assim como as lanchas, os veleiros podem ser miúdos ou enormes como um iates, e dependendo de seu tamanho, possuem cabines com quartos, banheiro, cozinha e muito mais.

É melhor comprar uma lancha nova ou uma lancha usada?

VANTAGENS  E DESVANTAGENS DE COMPRAR UM BARCO USADO

A principal razão para comprar um barco usado é o preço, principalmente se você busca uma embarcação razoável dentro de um orçamento apertado. Não apenas o preço é mais baixo, mas, como um carro usado, grande parte da depreciação do valor já aconteceu, então um barco de passeio usado tende a manter o seu valor mais constante. Você também pode encontrar diversos modelos de usados diretamente de um revendedor ou comprar direto do ex-proprietário. 

A desvantagem, é claro, é não saber o certo o passado do barco e se foi cuidado como deveria. O barco pode ter sido conduzido de maneira errado ou não ter passado pelas manutenções recomendadas, portanto, você precisará estar atento e inspecionar todos os componentes importantes, como por exemplo, o casco e o motor. Nos barcos usados, você também deve considerar custos extras com troca de peças.

Para garantir uma compra segura de um barco usado procure um revendedor como a Villa Náutica, a qual assegura que todos os produtos usados são inspecionados e qualquer peça com defeito ou longo tempo de uso, são trocadas. Além da garantia oferecida e da segurança de que o barco está pronto para entrar na água. Para conhecer de perto a nossa linha de embarcações usadas entre em contato ou visite uma de nossas lojas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE COMPRAR UM BARCO NOVO

Ao comprar uma lancha 0 km, o principal benefício é poder escolher entre as diversas marcas, tamanhos, detalhes, variedade de preços, e muito mais. Cada detalhe poderá ser escolhido de acordo com o seu gosto. Com barcos usados, você deve levar em consideração a disponibilidade limitada de modelos e tamanhos. Barcos novos tem todas as peças e acessórios intactos, e você raramente terá problemas com um barco novo. 

Para garantir o melhor aproveitamento e confiabilidade, muitas pessoas escolhem barcos novos. Além disso, se algo der errado com um barco novo, você tem a garantia direto do fabricante do barco ou das peças. No entanto, preço é a verdadeira desvantagem das embarcações novas, pois na maioria dos casos, você pagará mais por um produto novo do que se comprasse o mesmo barco usado. Além de assumir a maior parte da depreciação do valor.

O principal benefício em comprar uma lancha na Villa Náutica, seja ela nova ou usada, é a praticidade em poder comparar diferentes tipos de embarcações, modelos e tamanhos pelo nosso website ou em uma de nossas lojas físicas. Oferecendo garantia ao comprador, assim como há também garantia pela marca do barco e das peças. Além disso, os nossos barcos podem ser testados na água.

Outros fatores a serem considerados: 

Reboque: Se você pretende levar o seu barco de passeio para diferentes lugares através do reboque no carro, lembre-se de que o tamanho do barco afetará diretamente o tamanho do veículo necessário para rebocá-lo.

Navegação: Pense em onde você navegará com o barco e onde pretende guardá-lo. Se você planeja navegar em mar aberto, o ideal será um barco maior, o que envolve maiores esforços para o transporte e também custos mais elevados de armazenação, como em uma marina por exemplo.

O tamanho da embarcação também afeta o tipo de carteira de habilitação necessária e o tipo de licença do barco. Por exemplo, é necessário diferentes habilitações para pilotar um jet ski, uma lancha ou um veleiro. Para mais informações acesse: https://www.marinha.mil.br/

Qual o custo médio para manter uma lancha?

Na hora de comprar seu barco, considere o valor da embarcação mas também os custos extras. Abaixo descrevemos alguns dos custos mensais e anuais para se manter e conduzir uma embarcação:

Habilitação: de acordo com o site oficial da marinha brasileira, a carteira de habilitação Arrais Amador custa R$ 1.000,00, incluindo a taxa de inscrição, aulas práticas e teóricas, e o material de estudo. A habilitação tem 10 anos de validade.

Seguro obrigatório (DPEM): tem como finalidade cobrir danos pessoais causados por embarcações, sendo o preço para embarcações miúdas de R$ 18,06 e de R$ 43,89 para moto aquáticas. Documento o qual deve ser carregado dentro do barco / jet ski e renovado anualmente.

Inscrição e Registro de Embarcações (EMISSÃO DE TIE/TIEM/ DPP): em torno de R$ 30,00 e tem validade de 5 anos.

Marina: o valor varia de acordo com a localização, demanda, estação do ano, e entre outros fatores. De acordo com o site Bombarco, o valor estimado é entre R$ 40,00 a R$ 120,00 mensais por pé. Ou seja, caso seu barco tenha 20 pés e o aluguel da marina seja R$ 60,00, o valor mensal será de R$1.200,00.

Manutenção: é recomendado ligar o barco semanalmente para garantir a vida útil do motor, assim como limpeza e pequenos reparos. O valor da manutenção varia de acordo com o tamanho do barco, tempo de uso, frequência de uso e entre outros fatores. Sendo estimado um valor a partir de 500,00 para um barco de pequeno a médio porte. 

Kit de Segurança: seguindo todas as regras de segurança estipuladas pela Marinha, é necessário equipamentos como colete salva-vidas, luzes de navegação, marcações no casco, extintor de incêndio e outros. Estima-se um investimento em torno de R$1.500,00, variando de acordo com o tamanho do barco e da capacidade de tripulantes a bordo.

Seguro do barco:  os valores de seguro, assim como um carro, variam de acordo com o valor do barco, tamanho, material do casco, idade da embarcação, local de armazenamento e entre outros fatores. 

Como funciona a manutenção do barco?

A manutenção é necessária para garantir uma vida útil longa ao barco, assim como um carro, veículos náuticos precisam de um check-up pelo menos duas vezes ao ano. Isto assegura que sua lancha esteja com as trocas de óleo em dia e com todas as peças funcionando perfeitamente. 

A Villa Náutica oferece todos os serviços de manutenção, os quais devem ser feitos frequentemente, e sendo ainda mais indicados de acordo com a idade do barco e a frequência de uso. A manutenção não somente garante a sua segurança para navegar, mas também evita custos extras por conta de danificação permanente de peças. Nossos serviços contam com toda a assistência técnica e mecânica, como troca de motor e peças, reparo de cascos, trocas de óleo do motor e filtros.

Itens a serem considerados na hora da manutenção do barco:

Motor – Casco do barco – Sistemas elétricos – Sistemas de encanamento e HVAC (em barcos maiores) – Peças móveis (como dobradiças, esteiras e zíperes) – Telas e estofados 

Quais as lanchas mais vendidas no Brasil? 

Os valores de compra de uma lancha variam de acordo com diversos fatores, como tamanho, acessórios adicionais desejados e tempo de uso (caso seja usado). Separamos os modelos mais procurados e vendidos atualmente no Brasil, e caso você tenha interesse em saber mais sobre preços e condições de pagamentos, pode visitar uma de nossas lojas em Brasília ou Goiânia, solicitar um orçamento pelo site ou por telefone.

Esperamos que estas sugestões de marcas e modelos ajudem nas sua pesquisa pela lancha ideal, na Villa Náutica contamos com diversos modelos novos da marca Armatti, Triton, NHD, Sedna, Sessa e VCat. Assim como, uma variedade de seminovos das mesmas marcas citadas e também Bayliner, Royal Mariner, Magnum, Focker, e muitas outras. 

Armatti 360 Coupé

Bayliner 350

Bayliner 310 diesel

Focker 230

Focker 240

Focker 305 gt

Focker i9

Focker 280 gt

Focker 360

Sessa Key Largo 27

Sessa Key Largo 36

Sessa C44

Sessa C40

Sessa Key Largo 27

Magnum 42 sport

NHD 280

Sedna 47 fly

Triton i275

Triton 230 Open

Triton 250 CAB

Triton 300

Sedna 65

VCat Pontoon

Ventura 170

Ventura 265



Abrir chat
Fale conosco
Olá,
Como podemos te ajudar?