Aprenda a lavar seu jetsky passo a passo

Não importa se o seu jet está mais do que molhado ou se o passeio durou menos de cinco minutos. Depois do uso, é preciso lavá-lo. E com água doce, mesmo que ele não tenha sido usado no mar. Guardar um jet sem, no mínimo, uma mangueirada de água limpa é pedir para que ele dure pouco. Entre outros malefícios, a sujeira tornará o casco encardido e a maresia, no caso do uso na água salgada, se encarregará de corroer rapidamente todos os metais.

Se você navegou apenas por águas doces e limpas e pretende voltar a usá-lo no dia seguinte, uma boa mangueirada já resolve. Mas se, ao contrário, for guardá-lo por um bom tempo, é preciso tomar muitos outros cuidados, como o uso de xampus e lubrificantes. O motor, então, merece atenção especial. É necessário “adoçá-lo” (lavá-lo com água doce), para limpar o sistema de refrigeração e evitar que a transmissão trave e crie ferrugem nos componentes internos.

Como fazer isso? Simples: seguindo o passo a passo abaixo, que, completo, não leva mais de uma hora. Ligue a mangueira e mãos à obra. Seu investimento merece.

Uma dúzia de passos e pronto!

1- Procure um lugar abrigado do sol e use um suporte para inclinar o jet cerca de 20 graus, para que a água do porão escorra para o fundo.

2- Enquanto prepara uma solução de água com sabão, abra o bujão para que toda a água concentrada no fundo do porão escorra para fora.

3- Com uma mangueira de alta pressão e água em abundância, dê um longo banho no casco para tirar todo o excesso de areia e água salgada. Use água com fartura.

4- “Adoce” o motor. Para isso, use o encaixe para mangueira que há nos jets. É importante que a água tenha pressão para que “lave” toda a transmissão e retire as impurezas e resíduos da maresia.

5- Na sequência, ligue o motor e o mantenha funcionando por cinco minutos, com a mangueira atada nele. Não é necessário acelerar, apenas deixe-o ligado.

6- Enquanto isso, aproveite para tirar o excesso de areia na saída da turbina. Engate também a ré, para limpar por trás da turbina. Depois, desligue o motor.

7- Para ensaboar, use uma esponja de espuma, já que é o único material que não agride a pintura do casco. Não economize no sabão ou xampu.

8- Enquanto a espuma faz efeito, retire o banco e, com uma mangueira (esta sem pressão!), enxágüe o motor, mas não deixe que entre água no filtro de ar.

9- Com a mesma esponja, esfregue o motor e tudo o que estiver ao seu redor, principalmente os cantinhos e o fundo do porão. Enxágue novamente.

10- A secagem é fundamental. Qualquer gotinha esquecida no porão pode deixar seu jet mofado por dentro. Para isso, use panos, aspirador de água e até, se for o caso, bombas de ar comprimido.

11- Com uma pequena bomba manual, aplique silicone para lubrificar e proteger todas as partes mecânicas, principalmente o motor e a turbina.

12- Para manter o brilho e prolongar a aparência de jet novo, encere o casco. Faça isso todo o mês. Só cubra o jet depois de o banco secar completamente, para não mofar.


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